Postagens populares

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AULA-ESPETÁCULO DE ARIANO SUASSUNA


Ainda muita exausta da viagem que fiz a Custódia, localizada a 340 km da capital pernambucana, não posso deixar de registrar a minha satisfação em receber o poeta, romancista e defensor da cultura popular brasileira, Ariano Suassuna, na minha cidade natal.
A aula-espetáculo é um evento cultural onde o poeta percorre todo o estado de Pernambuco para levar a diversidade cultural brasileira. Suassuna divide o palco com músicos e bailarinos. O evento ocorreu na quadra da escola Ernesto Queiroz do dia 04/10/11 as 20h00min. Sai às pressas de Recife rumo a esse evento.
Com uma população de aproximadamente 33.855 habitantes, poucos conseguiram assistir a aula-espetáculo do poeta. Cerca de 2.500 pessoas estavam presentes. Sentei nos últimos bancos para visualizar tudo e observar cada detalhe. A cada nova apresentação eu ficava bem perto palco, congelando aqueles momentos com a velha máquina, que está pedindo outra há muito tempo.
A população custodiense estava em êxtase com a presença desse ícone da cultura brasileira. Todos escutavam atentamente as palavras do senhor de 84 anos, que arrancava sorrisos e aplausos da plateia surpresa e atenta.
Esse é um marco histórico na cultura sertaneja. Precisamos promover mais eventos como esse e principalmente valorizar os artistas populares da cidade e região.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?


Ontem quando estava no trânsito e o sinal ficou vermelho olhei do lado e tinha um homem mexendo no lixo a procura de comida. Fiquei indignada com a cena e até agora não consegui parar de pensar qual é a minha parcela de culpa? Sim, sou culpada por não fazer nada para mudar isso.

A princípio eu pagaria um prato de comida e a minha missão como cristão estava cumprida. O amanhã daquele homem faminto não seria responsabilidade minha. Certo? Pode ser, se você acha que a sua ação medíocre e egoísta resolve o problema. Cada um pensa o que quer e faz o que achar conveniente para o seu ego. Afinal, a gente não tem nada haver com isso, não é verdade? Bostas, vermes, hipócritas.

Hoje estou me sentindo “um nada”.  Como é que a dor do outro não incomoda? Hoje estamos mais preocupados no que os outros pensam sobre nós e com a nossa aparência porque é fundamental para ninguém enxergar a podridão que nos corrói a alma.

Enquanto arrumava meu filho para levá-lo para escola vi uma matéria sobre um curso para “arrumar um marido rico” na China. Enquanto milhões de pessoas morrem de fome, privadas das coisas essenciais para a dignidade da vida, outras estão preocupadas em ter mais dinheiro, poder, status.

Hoje me sinto um lixo humano!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VIVEMOS NUM TEMPO...




"Vivemos num tempo de chantagem universal,
Que toma duas formas complementares de escárnio:
Há a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento.
Uma e outra servem sempre para a mesma coisa:
Manter o homem simples longe do centro dos grandes acontecimentos".



Ortega y Gasset

domingo, 31 de julho de 2011

HISTÓRIA DE CUSTÓDIA

Custódia Pernambuco - PE

É da tradição local, referência a indígena de uma tribo de nome desconhecido, que formariam aglomerado numa aldeia de Serra Negra, no território do atual município.

A formação do município teve início na área onde está localizado o distrito de Quitimbu. Ali chegou no século XVIII o coronel Luiz Tenório de Melo Dodô, o pioneiro, que atraindo outras pessoas viu estender-se o povoamento. Como primeiro núcleo da atual cidade de Custódia menciona-se a fazenda de Manoel Alves de Siqueira, que tinha a denominação de Santa Cruz.

O topônimo do município foi dado por dois padres jesuítas, que fugindo a perseguições demoram-se alguns meses no lugarejo e ergueram uma capela dedicada a São José. De comum acordo com os habitantes, prestavam, assim homenagem a Dona Custódia, uma senhora que também se instalara no local.

Gentílico: custodiense
Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Custódia, pela lei municipal de 15-10-1909, ou melhor criado com sede na povoação de quitimbú e transferido para de Custódia, subordinado ao município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito de Custódia figura no município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 1931, de 11-12-1928, desmembrado de Alagoa de Baixo, Flores e Floresta. Sede no antigo distrito de Custódia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal nº 2, de 06-12-1928, é criado o distrito de Betânia e anexado ao município de Custódia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Custódia e Betânia.

Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de Custódia o distrito de Betânia. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal nº 30, de 28-05-1963, é criado o distrito de quitimbu e anexado ao município de Custódia.

Pela lei municipal nº 31, de 28-05-1963, é criado o distrito de Maravilha e anexado ao município de Custódia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Custódia, Maravilha e Quitimbu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE






quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEJA MAIS CIDADÃO!




Sentada a mesa com a minha família, conversando sobre diversos assuntos, minha mãe me fez a seguinte pergunta: “você se calaria diante de um fato de corrupção, só para garantir o seu emprego?”. Ela não parou nessa indagação e foi mais especifica: “hipoteticamente, se você soubesse de um desvio de dinheiro da merenda das crianças, você continuaria a exercer o seu trabalho como se não soubesse de nada?”. Minha mãe se referiu ao jornalismo exercido em troca de interesses pessoais. Tem muito profissional de comunicação se "vendendo" por uma vaga de emprego.

A minha personalidade não aceitaria tamanho absurdo. Algumas pessoas podem pensar que quero ser melhor que os outros, ou mesmo chamar a atenção. Acredito num mundo mais justo. A nossa omissão diante de determinados fatos nos torna indiretamente culpados. As nossas escolhas são determinantes se temos o foco no melhor.

A corrupção não ocorre apenas na esfera política, mas em todos os âmbitos da sociedade. Posso citar um fato simples: quando alguém vai fazer uma compra no mercado e recebe o troco errado. O individuo sabe que recebeu dinheiro a mais, e mesmo assim não corrige o engano.

Fazer a coisa certa, ser honesto ou até mesmo não ser corrompido pelo sistema é mais fácil do que se imagina. Vamos pensar na conseqüência dos nossos atos. Seja mais cidadão, seja gente!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

POETA ANTÔNIO MARINHO NETO




Ao comprar o DVD de Irah Caldeira, tive o prazer de assistir também a esse poeta Antônio Marinho Neto e fiquei completamente apaixonada pela forma como expressa o poema. Pesquisando sobre o artista encontrei esse vídeo e quero compartilhar com vocês. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Virgulino Lampião, Deputado Federá"




Passei um tempo sem escrever porque voltei à rotina de estudos para concurso. Preciso de estabilidade financeira, e agora a corrida é pessoal e determinante. O meu foco nesse momento é passar em concurso público.
Sempre que possível vou escrever nesse nosso espaço e desabafar as minhas revoltas sobre a política e outros assuntos mais leves, porque ninguém é de ferro, não é verdade?Adoro cordel e a sua forma de retratar a nossa realidade em forma de arte tipicamente nordestina. Selecionei esse vídeo para vocês de Jessier Quirino. 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CULTURA DE CORDEL



O nome desse jornalista e poeta é Jenérson e não Janerson como foi postado no vídeo. Cada vez que o escuto recitar um cordel fico toda orgulhosa por ter a oportunidade de conhecer pessoas como Jenérson Alves, menino inspirado por Deus, intelectual e principalmente está onde está porque é bom no que faz e não precisou “babar” ninguém para isso. É jornalista por capacidade e poeta por prazer.

Esse poema de Zé da Luz é o meu favorito! AI SE SÊSSE.

"PIOR QUE TÁ NÃO FICA"





“Pior que tá não fica”, essa frase que virou slogan da campanha eleitoral do deputado Tiririca, eleito com mais de um milhão de votos é uma forma de conformismo exacerbado.  Pensar que o Brasil é assim mesmo: só futebol e carnaval. Para algumas pessoas é conveniente pensar assim, entretanto, somos bem mais que isso.

Tenho medo que essa frase se torne uma constatação. Precisamos deixar de ser omissos. Porque nada mais nos choca? Falta de sensibilidade ou falta de atitude cidadã? Pensar que a vida é assim mesmo é burrice, ou até mesmo suicídio. A nossa inércia pode nos levar a caminhos cada vez mais difíceis. Não exigir dos políticos melhorias é concordar com o que anda acontecendo: desvio de verbas na saúde, educação e segurança.  O cenário é trágico, mas, não é irreversível, caso seja feito algo a respeito agora, já.


Estamos mais preocupados com o nosso carro novo, a nossa casa, e com qual roupa vamos vestir. Não nos interessa saber que milhares de crianças são abusadas sexualmente, que existem pessoas vivendo na miséria extrema, e muitos pais estão sofrendo com a droga que arrebata os seus filhos.

Infelizmente o nosso amor pátrio só é aflorado em tempo de Copa do Mundo, ou eventos festivos. Enquanto isso vai a “pão e circo” do jeito que o diabo gosta. A dor do outro não nos incomoda mais, e assim vamos sendo brasileiros.

Um palhaço no Congresso Nacional é a indignação da população brasileira dizendo que já não agüenta tanta corrupção, tantos políticos desonestos unidos por um só motivo: aumentar a conta bancária.

Qual o sentimento que nos dá essa nova propaganda do deputado Tiririca? A mim um motivo para ridicularizar a nós mesmos, e fazer do Congresso Nacional um palco de um circo onde os palhaços mais competentes arrancam sorrisos do público omisso. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

CRISE? QUAL CRISE?

A crise financeira que está assolando a Europa e deixando os Gregos preocupados não pode ser apenas um assunto de capa de jornal, depois comentado por especialistas e esquecido por nós brasileiros. Afinal, vocês acreditam mesmo que a crise só está rondando a Europa?  Somos um país emergente e por isso, todo cuidado é pouco.

A vinda ao Brasil do presidente americano Obama deixou muitos brasileiros eufóricos e lisonjeados. Confesso, não sei o porquê de tanta emoção, principalmente porque muitos brasileiros são pessimamente recebidos quando chegam aos Estados Unidos. A desculpa é que o brasileiro é um povo carismático, tenho dúvidas se é falta de vergonha na cara mesmo.

O fato é que Obama só visitou o nosso país por interesse próprio, é claro. Os Estados Unidos estão falidos e agora “de olho” nos nossos recursos naturais, como a nossa querida Amazônia. Estou perplexa com americanos visitando o nosso país, que é tão descriminado por lá, para aprender português. Muita ironia não acha?

ARTIGO NO BLOG DO NOBLAT

Eita galerinha desculpa a minha ausência esses dias, mas prolonguei a minha festa de São João e ainda estou em clima junino. Enfim, muita farra e pouco tempo para postar as matérias, o que não é muito apropriado para um profissional de comunicação. Agora estou de volta!

Depois de fazer a leitura das principais notícias do país e do Estado selecionei uma que achei de suma importância para reflexão, A POLITIZAÇÃO DO CONSUMO: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_post=388984&ch=n

terça-feira, 21 de junho de 2011

QUEM QUER SABER DE POLÍTICA?

O meu interesse por política foi surgindo aos poucos e se consolidou quando conclui o curso de jornalismo. Percebi muito sutilmente que tudo está atrelado à política, desde as nossas relações interpessoais a compra de um produto no supermercado.

Antes de ter acesso ao universo acadêmico pensava como é chato a tal da política, depois que conheci um professor que me apresentou o tema de uma forma “leve” percebi a suma importância de entender e participar desse processo global.

Fiquei assustada quando descobri que a Assembleia Legislativa de Pernambuco está composta por 49 deputados. E o salário é mais absurdo ainda, aproximadamente R$20.025 para deputados Estaduais. Enquanto isso, encontro milhares de crianças nas ruas do Recife “cheirando cola”, sujas, descalças, sem moradia, sem ter o que comer. Refletir sobre esse cenário estarrecedor e tomar medidas extremas é importante para o processo de participação política do nosso município, Estado e país.

O primeiro passo é fiscalizar as ações dos nossos candidatos. Você lembra se seu candidato foi eleito? Acompanha o seu trabalho na Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa ou Congresso Nacional? Eu lembro e estou todos os dias acompanhando e fiscalizando de perto as ações dos políticos que estão nos representando nos órgãos públicos. Graças à tecnologia da internet!Isso é primordial para concertar o que está errado e aplaudir o que está dando certo.

Cinthya Mattos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

QUE PAÍS É ESSE?



Confesso que não sei por onde começar esse texto sobre a educação brasileira porque o sentimento de indignação toma conta de mim como uma súbita vontade de gritar e fazer uma mudança radical nas leis desse país. Tenho que controlar a raiva e usá-la a nosso favor, como forma de mecanismos para fazer uma esterilização na política. Podemos começar essa faxina por etapas, a princípio pelo nosso município, Estado e depois o país.
Você deve estar pensando: “é muito fácil falar, mas fazer é muito mais complexo”. Nada disso, complicado é assistir ao caos e se calar diante das injustiças sociais, da precariedade na saúde e dos casos de violência dentro das escolas.
Quem é maioria? Os políticos ou a população? O que está faltando é organização na cobrança dos nossos direitos e mais ousadia nas nossas ações. O medo impede muita gente de denunciar irregularidades, mas, se houver a união de muitas pessoas os políticos vão temer a opinião popular. Vamos começar por bairros, eleger um líder comunitário para cada bairro e participar das reuniões na Câmara de Vereadores. Faça valer o seu voto!
Estou querendo reunir o maior número de pessoas para RENOVAR A POLÍTICA DE CUSTÓDIA, quem estiver interessado em participar dessa mudança mande um email para: cinthyamattos2010@hotmail.com e confirme o seu interesse nessa idéia do bem.
Quero ressaltar que não sou nem vermelho e muito menos amarelo, estou em busca de MUDANÇA. Tenho o objetivo de reunir o maior número de pessoas até a campanha para prefeito de 2012. Preciso de gente ousada e principalmente com idéias inovadoras para o bem coletivo, que pense em melhorar a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas. Não é demagogia, é realidade!Preciso de vocês para que esse projeto seja possível.
Para completar a minha indignação coloquei esse vídeo de Arnaldo Jabor fazendo um comentário sobre a educação. Vale a pena assistir.  

Cinthya Mattos


sexta-feira, 17 de junho de 2011

SÃO JOÃO NO SERTÃO



Quem resiste a uma tradicional festa junina?Um forrozinho pé de serra para festança começar, de preferência acompanhado por quadrilhas juninas e uma gastronomia tipicamente nordestina onde a canjica e a pamonha ganham lugar na nossa mesa.

O nordeste recebe muitos turistas nessa época do ano, interessados em conhecer de perto a nossa cultura. Pensando nisso Arcoverde, município localizado no sertão pernambucano, está ganhando destaque a cada ano que passa, promovendo um São João de qualidade, com uma estrutura de fazer inveja a qualquer outra cidade. Faz inveja não! Enquanto Custódia, nem ornamentação a cidade possui. Cadê as bandeirinhas? Todo ano é a mesma coisa, sem programação junina, nada de artistas locais e a gente se “espreme” na pracinha da Vila da Cohab.

A maioria das cidades circunvizinhas possui uma programação especial para o mês junino, entretanto, os gestores de Custódia não levam muito a sério o turismo na região.

É muito difícil raciocinar que um evento como esse gera renda para a população, amplia as vendas no comércio da cidade e movimenta a economia do município. Não precisa ser um especialista no assunto para entender isso, contudo, é necessário ter vontade política.

Coloquei esse vídeo para os meus conterrâneos custodienses! Um dia vai entrar um político que revolucione Custódia e valorize a cultura da região.Tenho fé! Esse menino toca demais. É o sanfoneiro da banda de Irah Caldeira.É fera!Já tive o prazer de assistir ao vivo. Recomendo. Luizinho é natural de Serra Talhada.


Cinthya Mattos



FIQUE DE OLHO EM CUSTÓDIA



Sempre acompanho as notícias sobre o sertão pernambucano, principalmente sobre Custódia, minha cidade natal. Fico triste em saber do potencial que minha terra querida tem, mas, por interesses políticos arcaicos não consegue ganhar o destaque que merece.

Acabei de comprar alguns repelentes para levar para Custódia, esse item não pode faltar na minha bagagem, já que, as muriçocas não me deixam em paz quando chego a meu sertão. Graças a Deus minha mãe tem um “kit anti-mosquito” para garantir a nossa sobrevivência dentro de casa, porque sentar na calçada para aquela prosa gostosa é impossível.

Quando chego ao meu sertão do Moxotó sou recebida com várias crateras espalhadas por toda a cidade, sem falar no bairro da Vila da Cohab que para transitar nas ruas é melhor aderir a caminhada. Mas, o importante é ter saúde, não é verdade? Ainda bem, pelo menos a praça do centro da cidade foi feita, porque a praça do bairro da Vila da Cohab as obras estão paradas há muito tempo. Para os mais conformados: melhor que nada.

Um ginásio esportivo é promessa antiga de velhas campanhas passadas. Contudo, ele está apenas no desejo dos custodienses em promover eventos esportivos na cidade. Claro, que eles já existem por lá, entretanto, não com a infra-estrutura que deveria ter.

Todas as outras regiões circunvizinhas acompanham o desenvolvimento que Pernambuco está vivendo, enquanto os custodienses não possuem nem uma biblioteca pública com acesso a internet. Não podemos esquecer a inexistência de uma praça de eventos para as apresentações culturais artísticas e a falta de incentivo aos artistas locais. A pluralidade cultural da região deveria ser mais explorada.

Coloquei esse vídeo acima em forma de protesto! Esse será o meu grito de alerta e não vou me calar diante dos fatos!Antes de ser uma profissional de comunicação eu tenho um papel social muito importante, fiscalizar e denunciar os abusos desses políticos “honestos”.

Cinthya Mattos

terça-feira, 14 de junho de 2011

UM ANJO CHAMADO ALCIDES



Alcides, um rapaz de 22 anos, era um exemplo de superação. Filho de uma catadora de lixo ele conseguiu passar no vestibular de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco. Já na reta final dos estudos seus sonhos foram interrompidos por dois assassinos que invadiram sua casa no dia cinco de fevereiro de 2010.

De acordo com testemunhas os acusados João Guilherme Nunes da Costa e um adolescente estavam procurando outra pessoa, mas, mesmo assim acabaram matando Alcides na frente da sua mãe. O crime aconteceu na vila Santa Luzia, no bairro da Torre, na capital pernambucana.

Essa tragédia nos força a pensar como uma pessoa boa morre desse jeito?Dedicado à família e aos estudos foi vítima da incapacidade do Estado e da crueldade do ser humano. Vamos questionar também a participação desse adolescente que está cumprindo medida socioeducativa. Protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Estado deveria apresentar e executar medidas públicas que possibilitasse ao individuo oportunidades de emprego, saúde e educação. Prevenir o problema evitaria a morte de muitos Alcides assassinados todos os dias. Não estou justificando a atitude do adolescente assassino, porque mesmo na precariedade Alcides foi um homem honesto e conseguiu superar a dificuldades da vida. Estou ressaltado essa falsa proteção do Estado com as Crianças e adolescentes.

O julgamento de João Guilherme acontece hoje (14) às 13h no Fórum Rodolfo Aureliano. Espero que a justiça seja feita!A morte de Alcides não pode cair no esquecimento, precisamos cobrar um mínimo de segurança desses políticos corruptos e omissos.




segunda-feira, 13 de junho de 2011

MAIS IMPOSTOS?

O Deputado Claudiano Martins Filho apresentou um projeto de lei na Assembléia Legislativa de Pernambuco para criar um novo município chamado Guanumbi, desmembrado de Buíque.A justificativa apresentada pelo deputado é que o lugar possui 12.000 habitantes e a maior bacia leiteira do município de Buíque,agreste pernambucano, entre outras alegações, não muito convincentes é que o lugar possui 4.000 eleitores.E daí? A população precisa que resolva os problemas que já existem.

Esse projeto não está atrelado apenas ao desenvolvimento socioeconômico do lugar. Isso significa mais impostos cobrados por serviços públicos de péssima qualidade, como a saúde e a segurança pública. É preciso refletir também sobre as desvantagens antes de decidir sobre o futuro de uma região. A emancipação política de um lugar não envolve apenas fatores benéficos, mas, o aumento de políticos para administrar o dinheiro público.

A Casa Joaquim Nabuco possui 30 deputados, desculpe, caso tenha esquecido algum número. Contudo, imaginem que este número de políticos possa aumentar com a criação de um novo município. Infelizmente os impostos aumentam, mas os serviços caem e a desigualdade social só aumenta. Eles não conseguiram dar dignidade e assistência as pessoas vítimas das enchentes em Palmares, Barreiros e outras cidades que sofreram e ainda sofrem as conseqüências da chuva. É primordial concertar o que está errado, como por exemplo, o trânsito caótico de Recife e resolver a situação precária das estradas da capital pernambucana.Confiram esse projeto no link:

Cinthya Mattos


domingo, 12 de junho de 2011

sábado, 11 de junho de 2011

CADÊ DOMINGUINHOS?

Ao ler a matéria no Jconline sobre a falta de Dominguinhos no São João de Recife e Caruaru, fiquei refletindo como tudo está diretamente ligada à política. Um discípulo de Luiz Gonzaga, ícone da cultura nordestina “fora” das festividades juninas porque tem um pensamento político contrário ao dos gestores dessas cidades citadas.

Falam tanto sobre a livre expressão de pensamento, mas, quando ela acontece sempre arrumam um jeito de censurar quem está contra o sistema. Boicotar a participação de Dominguinhos não é apenas uma afronta a cultura popular, mas, a Constituição Brasileira que assegura o nosso direito de liberdade política.

Participem comigo sobre esse tema, vamos colocar a nossa opinião aqui. Façam comentários. Esse espaço só faz sentido com a participação popular.Acessem esse link e confiram a matéria na integra:



Cinthya Mattos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"COMÍCIO EM BECO ESTREITO"




Recebi esse vídeo da minha amiga, Raquel Pereira e adorei a crítica do poeta Jessier Quirino em relação à política. Aposto que vocês também vão concordar com esse ilustre poeta. Confiram o poema e façam a sua própria avaliação sobre o assunto!

PROJETO DE LEI EXIGE DIPLOMA DE JORNALISMO

Amigos jornalistas, até que enfim uma boa notícia: Foi aprovado um Projeto de Lei que exige o diploma de jornalismo. Confiram a matéria nesse link:
http://www.cmcampinagrande.pb.gov.br/noticias/aprovado-pl-que-exige-o-diploma-de-jornalismo-para-o-exercicio-da-profissao-em-cg/

segunda-feira, 6 de junho de 2011

"POLÊMICA DO LIVRO DIDÁTICO"

Tive a oportunidade de estudar com a professora de português, Fabiana Ferreira no NUCE e acompanho a sua coluna no Folha de Pernambuco. Veja sobre o que ela escreveu sobre a Polêmica do livro didático:
http://nuceconcursos.com.br/noticias.php?id=1407

DICA DE LEITURA

Dica de leitura sobre a Verdadeira Preocupação do século 21. Acessem esse link do Jornal Diário de Pernambuco e confiram a informação:



sábado, 4 de junho de 2011

OLHO VIVO

Visitando o site da CGU (Controladoria Geral da União), localizei um link muito importante para o cidadão aprender a fiscalizar onde o dinheiro público está sendo aplicado e como cobrar a prestação de contas do seu município. É uma Cartilha que utiliza uma linguagem bem simples e objetiva. Vale à pena conferir: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/CartilhaOlhoVivo/index.asp.

Precisamos perceber que a informação é a principal engrenagem para fazer do nosso município um lugar digno e de oportunidades para todos.

Na cartilha você vai encontrar informações que orienta o cidadão a ficar de OLHO VIVO nas contas públicas. “Fiscalizar é um direito de todos”. Vamos unir forças com outras pessoas, como sindicatos, associações, movimentos estudantis e o Ministério Público. Vamos fazer a diferença e cobrar nossos direitos.

Cinthya Mattos



        

        

        

        

        










sexta-feira, 3 de junho de 2011

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

A situação das drogas é alarmante e levanta uma polêmica em relação à legalização da maconha. Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o uso da maconha para consumo pessoal deveria ser regulamentado no Brasil, assim como é na Holanda, ou seja, devia haver um lugar reservado para os usuários da droga. Ele alega que essa iniciativa vai diminuir os prejuízos que elas trazem para a sociedade.

Ainda não estou totalmente convencida que a legalização da maconha seria uma solução para diminuir a violência e amenizar os problemas que são acarretados pelo uso de entorpecentes químicos.

 O usuário patrocina o tráfico e a guerra entre traficantes rivais pelos consumidores cresce a cada segundo. Legalizar seria uma forma de acabar com esse mercado paralelo?Então, cada pessoa poderia ter o seu pé de maconha em casa? O mal que essa dependência causa nas pessoas está comprovado cientificamente?A legalização seria uma porta para o consumo de drogas mais nocivas?Muitas perguntas e poucas respostas. A melhor maneira para definir uma solução é trazer publicamente uma discussão mais profunda sobre o assunto e com maiores esclarecimentos. Um debate entre profissionais de saúde, segurança pública e a população brasileira. Pensar nos pós e contras da situação é o melhor caminho para chegar à solução de um assunto complexo.

O clima de guerra que assola o Brasil é constante e avassalador, e está diretamente associado ao mercado do tráfico em cada recanto desse país. Pequenos e grandes traficantes estão espalhados feito pragas. A repressão policial sozinha não está conseguindo vencer essa guerra, por isso, concordo que uma nova política pública tome providências urgentes em relação a essa problemática. Mas, ainda tenho dúvidas se a legalização da maconha pode mudar esse cenário estarrecedor.

Cinthya Mattos








quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRIBUNAL REJEITA CONTAS DE CUSTÓDIA

ELEITORES SERTANEJOS INVESTIGUEM SEUS CANDIDATOS E PROCUREM VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES COM RESPONSABILIDADE E DE PREFERÊNCIA EM CANDIDATOS COM UMA FICHA LIMPA E SEM INDICÍOS DE CORRUPÇÃO.

ACESSEM ESSE LINK E DESCUBRA O QUE O TRIBUNAL DE CONTAS DE PERNAMBUCO CONCLUIU SOBRE O ATUAL PREFEITO DE CUSTÓDIA-PE:
http://www4.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=343:tribunal-rejeita-as-contas-da-prefeitura-de-custodia-&catid=129:2009-marco&Itemid=168

terça-feira, 24 de maio de 2011

São João GAAPAC

Amigos internautas fazer o bem nunca é demais, então vamos antecipar o São João para ajudar o GAAPAC (Grupo de Apoio e Auto-Ajuda Para pacientes com câncer)que está organizando um mega evento no dia 26/05/2011 no Círculo Militar e a festa começa a partir das 19:00hs.Você pode adquirir o seu ingresso na hora pelo valor de R$15,00. Contamos com a sua colaboração para o evento ser um sucesso!
Para conhecer melhor o trabalho do GAAPAC e colaborar com essa “obra do bem” visite o site:


sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESCOLAS RECEBEM AVALIAÇÃO DO IDEB

O jornal Nacional da emissora Rede Globo está fazendo uma série de reportagens sobre EDUCAÇÃO e mostrando a realidade de algumas escolas no Brasil.
O cenário é desesperador e ao mesmo tempo revoltante, mas se conformar não é a melhor maneira de resolver a situação, por isso é importante a participação da família dentro da escola, como agente fiscalizador.
Quem está preocupado com a qualidade da escola em que seu filho está estudando pode consultar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ver a avaliação do ensino.
Fiquei curiosa em saber o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da cidade de Custódia-PE e encontrei o resultado abaixo:

O IDEB observado entre 2007 e 2009 foi respectivamente de 2,4 e 2,3 da escola municipal Ernesto Queiroz, avaliação para 8ºsérie e 9ºano. Em 2011 a meta projetada é de 3,1.

Acesse o site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/ e confiram o IDEB da sua cidade também. Seja um cidadão de verdade!






quinta-feira, 19 de maio de 2011

INCAPACIDADE POLÍTICA OU FALTA DE INTERESSE?

Ao ligar a TV pela manhã ouvi essa notícia: “Aluno é morto em estacionamento da USP”. Não consegui tomar o meu café da manhã porque surgiu um sentimento de revolta e de indignação.
Primeiro comecei a refletir sobre a segurança do Campus e a facilidade como esse marginal saiu sem maiores problemas depois que cometeu esse crime. Sou mãe e não consegui imaginar a dor dessa senhora que chega ao local e encontra seu filho com um tiro na cabeça.
Segurança Pública? Esse é o direito de todo cidadão garantido pela Constituição Brasileira, mas, o nosso Congresso Nacional está mais preocupado em saber sobre o patrimônio do Ministro da Casa Civil, Palocci. Sinceramente, meus amigos internautas, caso ocorresse uma investigação minuciosa e detalhada sobre o patrimônio dos nossos ilustríssimos deputados, senadores e todos os políticos brasileiros não haveria papel para tantas reportagens.
A situação pernambucana não é diferente da paulistana. Ontem um jovem policial foi assassinado aqui em Pernambuco, quando chegava a uma faculdade particular, onde cursava Direito. Sem falar na falta de segurança no Campus da UFPE, com pouca iluminação e com um efetivo de segurança insuficiente.
Enquanto o nosso dinheiro vai escorrendo pelo ralo e os nossos “honestos” políticos ficam usando o Congresso nacional como palco de luta livre, muitos estudantes estão sendo assassinados e famílias destruídas pela incapacidade do Estado. Quem vai resolver essa situação? Meu Deus, tantos problemas de segurança pública, saúde e educação, porque eles não colocam isso na pauta só para variar?



quarta-feira, 18 de maio de 2011

POESIA NO TEATRO SANTA ISABEL


Os apaixonados pela poesia não pode deixar de assistir ao espetáculo de Jessier Quirino. O poeta paraibano vai se apresentar nos dias 20, 21 e 22 de maio no teatro de Santa Isabel.Eu não posso perder esse evento, quem quer ir comigo?

Serviço:
Horário: 20.30h
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00

TEATRO DE SANTA ISABEL
Praça da República - Recife - Pernambuco
81 3355.3323 / 81 3355.3324


terça-feira, 17 de maio de 2011

MÁTERIA SOBRE ESCRAVIDÃO É TENDENCIOSA

Documentos africanos revelam
segredos da história da escravidão

Cartas mostram que o Vaticano apoiou abertamente esse sistema



Esse título acima foi o tema de uma reportagem do DOMINGO ESPETACULAR da rede de TV Record no último domingo dia 15.05.11, falando sobre a ESCRAVIDÃO. Estou todos os domingos acompanhando essa revista eletrônica, que nos últimos anos vem apresentando notícias e reportagens com uma qualidade incrível.
Quero deixar registrada a minha decepção em relação a essa reportagem sobre a ESCRAVIDÃO. Achei que foi tendenciosa com um único propósito: conquistar mais seguidores da igreja Universal. Durante toda a matéria eles enfatizavam o apoio que a igreja católica deu aos traficantes de escravos e a todo esse cenário de tortura dos nossos irmãos. Nada vai justificar o que aconteceu durante muitos séculos de história, mas como a imparcialidade é defendida pela ética jornalística pensei que ela seria aderida dentro dos centros de comunicação, percebi que na prática não é o que acontece. Essa matéria foi produzida para interesse próprio.
Claro que a igreja católica tem a sua parcela de culpa nessa parte sombria da história do Brasil e do mundo, isso está comprovado por documentos da época. O que não pode acontecer é uma matéria ser opinativa, esse espaço já  é reservado para o comentarista.



 
 ACESSEM ESSE LINK E FAÇAM UMA ANÁLISE CRITERIOSA SOBRE A MÁTERIA EM QUESTÃO:



quarta-feira, 11 de maio de 2011

DESTRUINDO FAMÍLIAS:"DROGAS"

As drogas estão destruindo famílias de todo mundo e na minha cidade natal, Custódia-PE, não é diferente. Conversando com algumas mães desesperadas por causa dos seus filhos dependentes químicos, percebi o quanto a situação é alarmante.
Essa é uma questão delicada e muito preocupante, porque a maioria das pessoas que enfrentam esse problema prefere esconder a situação e fingir que nada está acontecendo. Recusam-se a aceitar a situação. A droga não escolhe cor, raça ou religião, ela arrasta para o fundo do poço qualquer um que estiver vulnerável a ela.
A dependência química é um assunto de saúde pública e não há uma orientação adequada, ou melhor, orientação nenhuma em relação a essa problemática. Como orientar da melhor maneira possível essas mães que não sabem como agir e a quem recorrer?As autoridades locais precisam tomar alguma atitude e tentar resolver a situação, porque está cada vez mais difícil “educar” filhos em Custódia.
Mãe ou pai que já não agüentam mais ver o seu filho morrer um pouco a cada dia, faça a internação involuntária, ela é permitida por lei. Coragem e perseverança é a palavra chave para superar essa dificuldade.
Essas são algumas clínicas para o tratamento de dependentes químicos:


 

SARA VIDA
(81) 3222-2728(informações sobre internamento)

Essa fundação é uma clínica gratuita, caso você não tenha condições financeiras de pagar pelo internamento.  Ela é uma instituição que não possui vínculo nenhum com órgãos públicos ou privados, caso você tenha interesse em ajudar pode ligar para o número acima.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

RECURSOS REPASSADOS EM 2011 PARA CUSTÓDIA

POPULAÇÃO CUSTODIENSE VISITE O SITE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA E ACESSEM ESSE LINK: http://pe.transparencia.gov.br/Custódia/receitas/por-area/areas-por-mes?exercicio=2011
OS NÚMEROS FALAM POR SI MESMO. E ATENÇÃO: ESSES DADOS SÃO APENAS DOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO. A OBRIGAÇÃO DA POPULAÇÃO NÃO É APENAS NA HORA DO VOTO, MAS FISCALIZAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. SEJA UM ELEITOR CONSCIENTE E NÃO TENHA MEDO DE DENUNCIAR IRREGULARIDADES. NAVEGUEM NÃO SÓ NESSE LINK, MAS EM TODOS OS OUTROS. FIQUE DE OLHO!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM


Jesus expulsando os comerciantes do templo

                                              



Pela primeira vez tive o privilégio de assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo do dia 17/04/11, na cidade de Brejo da Madre de Deus, localizada a 199 km da capital pernambucana, mas não foi por opção e sim falta de oportunidade que demorei a assistir ao evento.
Quem pretende sair da rotina e ter um dia diferente não pode deixar de assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Esse é o 44º ano da encenação e conta com a participação de 550 atores, entre eles: Fafá de Belém, Vanessa Lóes, Sidney Sampaio e Thiago Lacerda.
Domingo foi um dia de muita chuva aqui em Recife e quando chegamos a Brejo da Madre de Deus continuava a chover muito. Por isso, não se esqueçam de levar os guarda-chuvas, agasalhos para enfrentar o frio, calçados confortáveis e principalmente uma garrafa de água.
 Fiquei admirada e ao mesmo tempo muito feliz com a organização do evento. Na área externa do teatro possui muitos banheiros químicos, estacionamento e barracas com diversos tipos de produtos, desde alimentos e bebidas a peças de artesãos da região, além de um palco com atrações musicais para quem quer prolongar a noite.
O maior teatro ao ar livre do mundo possui uma estrutura impressionante para receber o público. Cenários semelhantes ao da época vivida por Jesus Cristo. Um espaço para deficientes físicos dentro de um cordão de isolamento e toda a segurança possível. Antes do início do espetáculo as recomendações para o público não correr ao final de cada cena, e sim caminhar, para evitar maiores transtornos.Aproveitem ainda tem Paixão de Cristo até o dia 23 de abril.Venha sentir essa emoção você também.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

QUERO SEGURANÇA



Ao sair do curso de computação no mês passado fui assaltada as 13h00min no centro da cidade do Recife. Fui abordada por três adolescentes completamente drogados com um objeto cortante na parada de ônibus lotada. Levaram o meu telefone e a minha paz de espírito. Ainda estou assustada e não tive nenhuma reação porque sei que eles estavam dispostos a qualquer coisa.
O que mais me deixou perplexa foi forma como as pessoas reagiram, cada qual preocupado com a sua vida e o ônibus que iria pegar. Como se um assalto fosse à coisa mais normal do mundo. Eu não queria que aparecesse um super-herói e me salvasse daquela situação, mas, que alguém perguntasse como eu estava e como me senti.
Estou preocupada, onde vamos parar com tanta violência? Tenho quase certeza que o dinheiro desse furto foi usado para comprar mais entorpecentes. Quantas crianças e adolescentes vão ter que se perder nas drogas para alguém fazer alguma coisa? Quantas pessoas precisam morrer para a sociedade perceber que “um monstro” está crescendo diante dos nossos olhos e se nenhuma atitude for tomada a situação vai fugir do controle.
Como sediar a copa de 2014 no Brasil se não conseguimos resolver os nossos próprios problemas? Em questão de segurança está cada vez mais complicado viver em Recife. A gente sabe que vai sair de casa, mas fica a incerteza se conseguimos voltar para nossa família. A superlotação no transporte público é outro problema que precisa de uma solução urgente. Não posso esquecer-me de citar o caos do trânsito. Está impossível chegar aos compromissos na hora certa.
Enfim, precisa de vontade política com a participação da população para que os problemas consigam ser solucionados com urgência. Viver assim não é possível.




                                                                                                                         CINTHYA MATTOS