A situação das drogas é alarmante e levanta uma polêmica em relação à legalização da maconha. Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o uso da maconha para consumo pessoal deveria ser regulamentado no Brasil, assim como é na Holanda, ou seja, devia haver um lugar reservado para os usuários da droga. Ele alega que essa iniciativa vai diminuir os prejuízos que elas trazem para a sociedade.
Ainda não estou totalmente convencida que a legalização da maconha seria uma solução para diminuir a violência e amenizar os problemas que são acarretados pelo uso de entorpecentes químicos.
O usuário patrocina o tráfico e a guerra entre traficantes rivais pelos consumidores cresce a cada segundo. Legalizar seria uma forma de acabar com esse mercado paralelo?Então, cada pessoa poderia ter o seu pé de maconha em casa? O mal que essa dependência causa nas pessoas está comprovado cientificamente?A legalização seria uma porta para o consumo de drogas mais nocivas?Muitas perguntas e poucas respostas. A melhor maneira para definir uma solução é trazer publicamente uma discussão mais profunda sobre o assunto e com maiores esclarecimentos. Um debate entre profissionais de saúde, segurança pública e a população brasileira. Pensar nos pós e contras da situação é o melhor caminho para chegar à solução de um assunto complexo.
O clima de guerra que assola o Brasil é constante e avassalador, e está diretamente associado ao mercado do tráfico em cada recanto desse país. Pequenos e grandes traficantes estão espalhados feito pragas. A repressão policial sozinha não está conseguindo vencer essa guerra, por isso, concordo que uma nova política pública tome providências urgentes em relação a essa problemática. Mas, ainda tenho dúvidas se a legalização da maconha pode mudar esse cenário estarrecedor.
Cinthya Mattos
Nenhum comentário:
Postar um comentário